sábado, 15 de outubro de 2011

A origem do cinema

O cinema é um dos meios de comunicação mais importantes e tem como principal objectivo divertir o público. Antigamente, o cinema era mostrado em barracas, ao público das feiras e, só mais tarde é que foi mostrado em salas reservadas, como salas de teatro e de concertos.
    O cinematógrafo torna possível a projecção de imagens ao público, que são projectadas sobre uma tela branca gigante. O cinematoscópio foi inventado por Thomas Edison, em 1890. Não era projectado numa tela, mas no interior de uma máquina, e o filme só podia ser visto por um espectador de cada vez. Os irmãos Lumière foram os que produziram o primeiro filme cinematográfico: “A Saída das Fábricas Lumière”.

Antigamente os filmes eram a preto e branco, curtos e de fraca qualidade. Só no início do século XX, é que apareceram os filmes sonoros, maiores e a cores. Em 1927 construiu-se, em Hollywood, a Catedral Mundial do Cinema que passou a ser conhecido por Sétima Arte.
Lisboa foi a cidade que assistiu às primeiras imagens cinematográficas, o espectáculo foi no Coliseu de Lisboa. Portugal foi um dos primeiros países a ver cinema mas, só em 1914 foi construída a projecção cinematográfica. Manoel de Oliveira, Vasco Santana, Joaquim Leitão e Catarina Furtado, são exemplos de actores de cinema.
                                             
                                                    http://ultimoesrp.no.sapo.pt/cultural/dezembro/origemdocimena.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário